Marketing Político Digital: entenda o que é esta prática

Estratégia é utilizada pelas equipes de políticos para aproximar candidato de eleitorado e possui raízes em antigas civilizações.

Derivado do Marketing tradicional, o marketing político digital é composto por atividades nos meios digitais direcionadas ao perfil de um político. Este segmento surgiu da necessidade dos políticos acompanharem as redes sociais e se aproximar dos eleitores.

Estratégia

Deste modo, bem antes da campanha eleitoral, o candidato deve montar a sua equipe, pensar e planejar ações. Elas envolvem metas, objetivos e ações específicas para captar a atenção do leitor. São feitas através da produção de conteúdo do candidato em questão. A equipe precisa estar ciente das leis vigentes e práticas permitidas durante o período eleitoral.

História

Ao se pensar nas origens do marketing político, é preciso lembrar de civilizações antigas: Egito, Grécia e Roma. Nestes locais, os detentores do poder recorriam a formas ações para mostrá-lo ao público.  Exemplos eram as obras públicas e o uso da retórica. Mais recentemente, temos o rádio e a televisão como meios que impulsionaram o marketing político. Alguns destaques desta área foram os ditadores Hitler, Mussolini e Getúlio Vargas. Nos Estados Unidos, Eisenhower contratou uma agência para gerir sua campanha e vender o candidato de uma nova forma.

Importância

Percebe-se a evolução que o marketing político passou ao longo do tempo, sempre mantendo alguns pontos essenciais, como uma boa retórica, aliada à tecnologia, com o uso de redes sociais e aplicativos. Conclui-se sobre a importância da utilização desta ferramenta como parte fundamental de uma campanha, que, se bem pensada e planejada, trará bons resultados. Conheça mais sobre nossos serviços, entre em contato.

 

 

Entre em contato

Compartilhar este artigo

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia