Sua estratégia digital tem dado o resultado que sua empresa precisa? Veja como virar o jogo e dar um xeque mate na crise

Os resultados de sua estratégia funcionam como indicador sobre aquele investimento

Empreender não é uma tarefa fácil. Além das atribuições próprias do negócio, é necessário sempre estar atento aos movimento do mercado e do consumidor em geral. Atualmente, as possibilidades trazidas pela internet e mídias sociais tem gerado grandes expectativas e algumas decepções. Muitas empresas possuem presença digital e redes sociais. Também fazem o planejamento prévio das ações que utiliza naquele ambiente. Mas, será que sua estratégia tem sido eficaz?

Muito mais que planejar, o acompanhamento dos resultados dirá se aquela estratégia é rentável para a empresa, se o caminho tomado é o correto ou precisa ser corrigido. É preciso saber ler a fundo os números, interpretar tendências, corrigir posicionamento e identificar oportunidades.  Você precisa saber se o retorno que tem com aquele investimento é o máximo, o suficiente ou se pode melhorar.

A capacidade de mensurar

estratégia digital 2

Uma das principais vantagens do marketing digital diante do marketing tradicional é a capacidade de mensurar resultados. O marketing digital oferece ferramentas que possibilitam criar métricas e avaliar indicadores de desempenho. Para tal, é essencial que as pessoas que lidem com esta parte do negócio entendam como funciona o universo da internet, flexível e dinâmico.

Ao pensar no funil de vendas, a empresa precisa perceber os aspectos que gerem conversão de um usuário dentro deste processo. São importantes considerar números de e-mail marketing, e-commerce, landing pages, materiais para download entre outros.

Entenda quais fatores ajudam na formação deste número, pois podem indicar um bom call to action ou não, o nível de navegabilidade da página etc. Antes de tudo, é preciso ter um objetivo definido. A partir dele, traçar uma meta a ser alcançada.

 

 

 

Temperatura nas redes sociais

As redes sociais são um termômetro sobre seu negócio na internet. Muitas já possuem áreas próprias para análise e medição de dados e métricas específicas. Por isso, acompanhá-las de perto é importante para entender como sua estratégia tem funcionado naquele ambiente.

É preciso acompanhar o engajamento do público nas postagens. A gestão das redes sociais envolve também a produção de conteúdo condizente com o interesse das buyer personas. Além disso, é importante impulsionar esses conteúdos a partir de campanhas online e incentivar o público a realizar ações em suas postagens.

A interação com o público é outro ponto a ser investido nas redes sociais. A empresa pode usar as redes como canal de comunicação e deve prestar atenção na frequência das postagens. Fique atento se: poucas pessoas curtem sua página, seus posts não possuem comentários ou compartilhamentos e você não responde às mensagens que são enviadas à sua página. Isso pode indicar a necessidade de rever a estratégia para aqueles canais. Complete sua análise extraindo os números que a própria rede social armazena e mostra a você.

Anúncios e visitas ao site

Ao anunciar no Google, através do Google Adwords, é preciso ficar atento ao número de cliques que seu anúncio recebe. Entender quais palavras-chave chamam a atenção, o valor que você paga ao anunciar e ver as buscas pelas palavras-chaves são pontos em destaque.

Em relação ao site da empresa, é importante observar o número de cliques, visualizações e como agem os usuários dentro do site. Este comportamento permite entender o que o leva até seu site, quanto tempo fica nele e porque sai.

Marketing Digital

Cada vez mais empresas estão fazendo parte do universo digital. Com isso, tem se tornado mais difícil impactar as pessoas devido à quantidade de anunciantes e  postagens de conteúdo. Mas, é possível. Leia o nosso e-book e saiba como:

 

Venda mais usando a internet - Ebook - Véstigo Estratégias

 

Entre em contato

Compartilhar este artigo

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia