Tudo o que você precisa saber antes de fazer o site da empresa

As páginas web hoje são o novo cartão de visita das empresas. Antes de contratar um serviço, entenda o que não pode faltar

O mercado digital adquire cada vez mais importância na economia. Em terras verde e amarelas, esse crescimento segue ocorrendo apesar do cenário de crise enfrentado nos últimos três anos. E para entrar no universo online, o site – sem dúvidas – é peça fundamental.

Na verdade, ele é tão importante hoje para quem vai oferecer serviços e produtos para venda por internet, como também para quem faz venda em estabelecimento físico. A prova disso é que um estudo da SPC Brasil constatou que 9 entre 10 brasileiros pesquisam produtos na web antes de comprar. A pesquisa online ocorre mesmo que a aquisição seja efetuada depois na loja física.

Notou o peso que um site tem? Então, na hora de definir a contratação de um serviço para fazer um website do seu negócio, é preciso ter atenção e cuidado. Muitas vezes, há opções baratas que saem caras e ainda podem comprometer o desempenho da sua empresa.

 

 

“Fulano entende de informática”, podem dizer algumas pessoas para você, ao saberem que pretende fazer um site. Mas, ao assumir o risco de contratar uma pessoa que “entende de site”, você assume o risco de obter um website de baixa qualidade.

Para ajudar você a evitar prejuízos e problemas ainda maiores, reunimos aqui de forma simples e didática as principais características que um bom site deve ter. Também vamos falar dos erros mais comuns que ocorrem quando se escolhem serviços de baixa qualidade.

como ter um bom site

Detalhes que fazem a diferença

Ao contratar um profissional ou agência especializada, você lida com pessoas com domínio e conhecimentos necessários sobre o assunto. A criação dessa página web será feita com todo cuidado e planejamento. Estes profissionais estão acostumados a buscar as melhores soluções para os clientes. E você não quer ter um site amador em um ambiente competitivo como a internet.

Confira detalhes que fazem a diferença:

Atrativo – Sim, a beleza é fundamental. Um bom site precisa ser atrativo aos olhos de quem o visita. Pense que o internauta é um cliente apressado e não haverá um vendedor para fazer as honras da casa. Então, para dar tempo de se apresentar e mostrar o seu produto, é necessário encantá-lo com os olhos.

Quando você trabalha com profissionais, isso se torna mais fácil pois são designers, pessoas que estudaram e se dedicam a transformar a experiência do internauta em algo agradável.

Funcional – Ao acessar um site, o visitante vai buscar algo, por isso o seu site precisa ser funcional e carregar rápido. Entenda-se por funcionalidade que a informação deve estar disposta de forma fácil, organizada e acessível para o internauta. Afinal, o site não pode ser um jogo de caça ao tesouro e sim um portfólio de informação que reforce o melhor da sua identidade corporativa.

Design Responsivo – Ter design responsivo significa que o site tem programação e desenho que se adapta a navegadores de diferentes plataformas, como desktop, notebook, tablets e smartphones. Somente no primeiro semestre de 2016, de acordo com a Ebit, 18,8% das compras onlines foram feitas por celular. Com este segmento aquecido, seu site precisa estar acessível para smartphones e outras plataformas móveis.

SEO (Search Engine Optimization) – Um bom serviço de criação de site já inclui a otimização para buscadores, como Google, Bing e outros. O que isso significa? Quer dizer que a página receberá uma programação especial para ser encontrada mais facilmente e ficar bem posicionado no resultado de buscas orgânicas. Assim, quando alguém procura por sua empresa ou por um tipo de produto que ela oferece, essa pessoa encontrará o seu site rapidamente.

Captura de lead – Uma das estratégias mais usadas hoje no universo digital é o marketing inbound, ou marketing de atração. Trata-se de conjunto de táticas com o objetivo de atrair voluntariamente os consumidores para o site, formar uma lista de interessados a partir de desses visitantes e, com isso, fazer um processo de vendas. Então, para fazer dessa estratégia de vendas online, seu site precisa estar preparado para isso.

Suporte – É normal que um site precise de manutenção ou atualização. Quem faz serviços com profissionais e empresas sérias tem uma tranquilidade a mais. Terá uma equipe ou pessoa com atenção para lhe atender e resolver eventuais problemas. Por exemplo, se seu site der um problema ou sair do ar? A quem você vai recorrer? Em quanto tempo, você terá o problema resolvido? Você já parou para pensar nessas coisas?

Erros que podem prejudicar

Não se iluda. Quando uma pessoa ou empresa cobra muito barato por um serviço de criação de um site, isto pode significar que esta página não terá todas as ferramentas necessárias ou serviços importantes não serão feitos. Por exemplo, vão lhe entregar um site sem ter feito o SEO dele.

Acredite! 90% dos sites amadores, muito simples ou feitos naquelas plataformas “faça você mesmo seu site” apresentam erros. Os mais comuns nós elencamos abaixo. Confira:

Problemas de design – Para quem não tem conhecimento de técnicas de design, é difícil fazer sozinho o desenho de um site atrativo e capaz de manter a atenção do internauta. Caso use exatamente um modelo pronto, a página da sua empresa ficará igual a de muitas outras, será vista como algo amador e terá alta probabilidade de conter erros, como imagens de baixa qualidade, distorcidas, uso de imagem sem diretos autorais. Desse mesmo mal, sofrem os sites simples ou muito econômicos.

Problemas de carregamento – Páginas web como essas apresentam problemas de carregamento, isto é, demoram muito para aparecer completa na tela e até dificultam as pessoas de navegarem.

Não responsivos – Projetos de sites mais simples dificilmente apresentam uma programação e desenho para que o internauta a acesse de diferentes plataformas. Significa que as pessoas com celulares ou tabletes terão dificuldade de ver o site de sua empresa a partir dessas plataformas móveis.

Falta de segurança – Ao optar por um serviço “crie você mesmo” ou de muito baixo custo, seu site pode ter uma programação com falhas e ficar exposto a invasões de hackers em sua página. Isso pode ocasionar roubo de dados, entre outros problemas. Já quando você contrata um profissional ou agência, terá a certeza que vai receber um código seguro. Desta forma, sua página fica protegida de possíveis ataques.

Sem otimização – Páginas web desenvolvidas nas plataformas “faça você seu site”, na maioria das vezes, não contam com serviço de otimização para buscadores. Quando possuem, são automatizados, gerando falhas no processo. Ou seja, as pessoas terão dificuldade para saber da existência da sua empresa e produtos.

Ausência de sistema de Inbound Marketing – Isso é algo que exige conhecimento profundo do universo digital e técnicas próprias. Não é uma tarefa oferecida por profissionais liberais nem plataformas prontas.

Conclusão

Agora, você já sabe como distinguir entre um site bom e um ruim. Invista em uma sua página atrativa, responsiva, funcional, adequada ao marketing inbound e otimizada para buscadores (SEO). Assim, você poderá passar credibilidade ao visitante e estará pronto para o sucesso. Não perca mais tempo. O mundo digital está a sua espera.

Melhore sua presença na internet

Elaborar e planejar estratégias de marketing digital para um negócio crescer usando a internet não é uma tarefa tão fácil. Mas, você entender mais sobre esse universo, além de preparar e estruturar boas ações online. Leia o nosso e-book:

 

Venda mais usando a internet - Ebook - Véstigo Estratégias

 

 

Precisa de ajuda no seu negócio?

Seu negócio também pode impactar e gerar mais resultados. Para isso, é preciso dispor de uma boa estratégia e uma equipe sagaz. Se precisar de ajuda, entre em contato.

Compartilhar este artigo

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia