Checklist: como fazer mídias sociais bonitas, revelantes e eficientes

O poder que as redes sociais sobre os clientes é muito grande. Que tal melhorar sua gestão e conseguir mais visibilidade online?

As empresas sabem que não basta estar presente na internet. É preciso fazer a diferença neste meio. Como? Utilizando canais de aproximação com seus clientes, como as redes sociais. E engana-se quem pensa que gerenciar essas redes é fácil, não mesmo! Antes de tudo, é preciso planejar. Por isso, fizemos um checklist para ajudar você a melhorar a gestão das mídias sociais de sua empresa e ser bem visto por seus clientes.

Redes sociais são ferramenta importante para contato com consumidor.

Mas antes disso…

Vamos começar falando de etapas importantes antes do gerenciamento destes canais. Produzir conteúdo de qualidade para mídias sociais requer estratégia, planejamento e conhecimento do seu público. Quem é ou são os seus clientes? Desenvolva uma estratégia pensando neles, procurando entender como sua empresa pode ajudar a suprir os problemas de sua audiência, que soluções ela oferece?

 

 

 

Vamos à lista?

Além da estratégia e do planejamento prévios, outros fatores importantes são:

1. Conteúdo direcionado e de qualidade: Já parou para pensar quantas pessoas e empresas postam informações todos os dias? Então, para se diferenciar, é preciso ser relevante para o seu público. Como? Entenda seu público-alvo. Equilibre o conteúdo de venda direta com informações interessantes. Por exemplo, se você vende hidratantes, fale sobre os cuidados com pele, produtos são mais indicado para cada tipo de pele, etc.

2. Bom visual: A gastronomia reinventou o significado da expressão “comer com os olhos”,  usando a criatividade e a boa apresentação dos pratos para despertar o interesse dos consumidores. O mesmo se aplica às mídias sociais. Ter post com uma boa aparência é peça chave para o sucesso. Então, invista em bancos de imagens ou mesmo em uma produção fotográfica para chamar a atenção do seu público;

3. Atenção com o cliente: Nada deixar seu cliente no vácuo! Se ele utiliza aquele canal para se comunicar, interaja, proponha uma conversa via mensagem privada ou simplesmente tire suas dúvidas direto nas respostas de comentários. Dialogar com o cliente é fundamental.

4. Analisar resultados: Afinal, é preciso acompanhar os resultados de sua estratégia e entender em que pontos ela pode ser melhorada;

5. ROI (Return of Investiment) e resultados: Também não esqueça de acompanhar o retorno sobre o investimento. Essa métrica é importantíssima avaliar valores que a empresa tem direcionado a estes canais que tragam resultados. É importante que todos os resultados sejam acompanhados de perto, através de um relatório ou arquivo de controle que seja de conhecimento da equipe de redes sociais e da diretoria;

5. Edge Rank: Apesar do nome estranho, o Edge Rank é o algoritmo do Facebook. Como uma mídia social de alto alcance mundial, é preciso filtrar aquilo que aparece nos feeds de notícias dos perfis dos usuários, e é aí que sua empresa entra. Para que ela esteja elencada, é preciso que seu conteúdo seja relevante e frequente. Afinal, ninguém quer acompanhar uma fanpage que se pronuncia uma vez por mês ou só aos finais de semana.

E as polêmicas?

Já falamos no blog sobre algumas empresas que se envolveram em polêmicas e isso refletiu na imagem e em números nas mídias sociais. A recomendação é que não se confunda perfil pessoal com institucional. Naquele espaço, a empresa possui valores próprios, e certamente não compensa polemizar para conseguir um pouco de audiência.

As reações, principalmente negativas, podem ser muito rápidas. Não esqueça que no ambiente online, compartilhamento e comentários podem ser feitos de forma imensurável! Por isso, procure se posicionar em casos importantes que se relacionem com os valores e missão da instituição.

Quer aprofundar mais seus conhecimentos sobre mídias sociais?

É possível entender mais a dimensão das mídias sociais para as empresas. Se você ou sua empresa desejam saber mais detalhes sobre a boa gestão destes canais, baixe nosso e-book sobre os passos fundamentais em redes sociais!

 

 

 

Precisa de ajuda no seu negócio?

Seu negócio também pode impactar e gerar mais resultados. Para isso, é preciso dispor de uma boa estratégia e uma equipe sagaz. Se precisar de ajuda, entre em contato.

 

Compartilhar este artigo

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia