É possível ter retorno com a internet sem ser uma loja de ecommerce?

Faça do seu site um local que os clientes gostem e aumente as chances de vender pela internet com estas dicas

Um site é uma das formas mais fáceis e práticas de uma empresa divulgar serviços e produtos para seu público, através da internet. Mas, essa divulgação não pode ser vista como a única finalidade de uma página web. Mesmo não sendo uma loja de ecommerce, um site pode e deve ir além, gerando um bom retorno para a empresa.  Aqui, vamos mostrar cinco passos essenciais para que o seu site se torne uma referência para seus clientes e também proporcione oportunidades concretas de vendas. Vamos começar?

1. Técnicas de SEO

Se você criou um site, é porque pretende que seu negócio apareça na internet e seja facilmente encontrado, certo? Ok! E, para que isso ocorra, é preciso ter claro que o trabalho realizado por buscadores – como Google, bing, Yahoo – são essenciais. Hoje eles representam as principais ferramentas usadas por pessoas e até empresas para encontrar as soluções de seus problemas ou necessidades. Assim, para que sua empresa seja vista, é fundamental que o seu site esteja bem posicionado nos resultados que os buscadores mostram ao público, especialmente quando se procura por serviços e produtos oferecidos por sua empresa.

 

 

Percebeu a importância? Bem, assim como você, outras empresas têm a mesma intenções. Ou seja, a concorrência também existe no mundo virtual. Para se ter uma ideia, 36,4% das pessoas clicam no 1º lugar que aparece nos resultados das buscas. 12,5% acessam o 2º lugar; 9,5% entram no link da 3ª posição e 6,5% no da 4ª posição. Assim, quanto mais abaixo no resultado das buscas, mais difícil de ser visualizado.

Por isso, você precisa buscar alternativas de melhorar seu posicionamento frente à concorrência. Mas, conquistar posições não é uma tarefa fácil de ser feita. Vários fatores influenciam, como arquitetura do site, qualidade de conteúdo ofertado, reconhecimento de autoridade, seleção de palavras-chave que tenham relevância para seu negócio, etc.

Se você não tem domínio sobre o tema, é interessante procurar empresas que ofereçam este serviço como solução. Elas podem ajudar a melhorar a divulgação orgânica da sua empresa nesses buscadores.

Cuidado! Se você contratou plataformas de site gratuito ou feitos em massa, infelizmente o SEO não funcionará, pois eles não usam esse tipo de ferramenta.

 

 

2. Aparência

O site é a sede digital da sua empresa e ele sempre dirá muito sobre o seu negócio aos clientes. Mais até do que no ambiente físico, o consumidor precisa se sentir seguro para iniciar uma relação de compra/venda. Por isso, a forma como uma empresa se mostra é muito determinante para o sucesso dos negócios.

O design ruim de um site pode passar uma imagem errada sobre sua empresa e serviços oferecidos. Não é difícil encontramos na internet exemplos de sites feitos em cores contrastantes, com fontes e tamanhos distintos, sem unidade.

Já um site bem feito vai fortalecer a marca e trabalhar com elementos que tragam harmonia. Isso envolve o conceito de unidade, nas cores, formas e fontes. As imagens utilizadas também precisam ser de qualidade, mesmo que retiradas de um banco de imagens.

Além disso, o site deve oferecer uma experiência agradável aos internautas. Assim como em uma loja física, a ideia é que os visitantes sintam-se interessados em conferir todos os produtos e serviços oferecidos pelo empreendimento. Se a loja não está bem arrumada e as pessoas têm dificuldade em achar o que procuram, elas vão embora. O mesmo ocorre no mundo digital.

Novamente alertamos: cuidados com as plataformas gratuitas ou massivas. Elas buscam resolver demandas muito simples do mercado, seus recursos são limitados e não  há compromisso com a entrega de experiências boas para o seu cliente.

Por fim, todas essas questões precisam ser consideradas para seu site passar a mensagem de compromisso, seriedade e, principalmente, despertar o interesse dos internautas em adquirir o seu produto.

3. Conteúdo Relevante

Uma das coisas mais importante em um site é o seu conteúdo. Sabe por quê? Na maioria das vezes, as pessoas usam a internet para procurar informação, mesmo que isso signifique dados sobre um tipo de produto ou serviço. Então, se a sua página web dispõe de um bom conteúdo e representa a resposta para as perguntas de muitas pessoas, isso é considerado determinante pelos buscadores (Google, Bing, Yahoo).

Ora, o mais importante para os buscadores é oferecer uma experiência positiva para os internautas, pois significa que eles vão usar mais vezes esse serviço. Então, se sua empresa oferece isso, seu site será melhor posicionado no resultado das pesquisas.

Então, apresentar um conteúdo fixo de qualidade no website é fundamental. Também é possível realizar outras atividades para performar ainda melhor e construir valor junto ao seu público. Trata-se de fazer um blog vinculado ao site da empresa, e utilizá-lo como canal de divulgação da empresa.

Esse conteúdo de qualidade pode ser propagado e atrair consumidores não só através de tradicionais buscadores, como também por meio das redes sociais.

4. Vendas Online

As vendas onlines não acontecem apenas para ecommerce, ou modelos de negócios B2C. As oportunidades existem e são possíveis para todos os tipos de negócios, área e tamanho da empresa.

Pense! Seu site é uma vitrine, precisa estar sempre arrumada e com novidades. Isso envolve a aparência do site, mas também a forma como seu produto será anunciado, as formas de venda e pagamento, o relacionamento com o cliente.

Não enxergue seu site apenas como uma página web, mas como uma ferramenta de trabalho e uma possibilidade de aumentar suas venda! Mais uma vez lembramos que, sozinha, esta ação não terá força, mas somada a outros itens, como os listados acima, auxiliam a impulsionar sua marca e vendas!

5. Parcerias e publicidade online

já falamos um pouco de mídias sociais como canal de divulgação online, mas existem outros espaços e alternativas que sua empresa pode buscar. Na internet, parcerias e trocas entre empresas é uma prática comum e que pode projetar sua empresa, dependendo do espaço.

Este tipo de ação deve ser feito após muita pesquisa, para entender seu público, os locais que ele frequenta e possíveis páginas que acesse. Existem canais próprios com espaço para anunciar sua marca, e esta pode ser uma estratégia de divulgação. Que tal fazer uma parceria com uma revista online ou blog e canal temáticos de interesses de sua marca? Outra forma de divulgar seu site de forma gratuita é incluir um link na assinatura de email, por exemplo.

Pensar e Planejar 

Após os pontos relatados, não podemos deixar de frisar: pensar e planejar uma estratégia é importante. Sem este passo inicial, fica complicado aplicar os outros. Uma empresa precisa ter como base e impulsão para alcançar suas metas um planejamento das ações que vai desenvolver. Não está seguro sobre quais passos você pode dar? Fale com um especialista, acompanhe nosso blog e aprenda mais.

Internet é uma Aliada

A internet é um mundo de possibilidades e uma forma fácil de sua empresa aparecer. Não sabe como torná-la uma aliada do seu trabalho? Baixe nosso e-book “ Os cinco passos para fazer da internet uma aliada” e descubra como!

 

Venda mais usando a internet - Ebook - Véstigo Estratégias

 

Precisa de ajuda no seu negócio?

Seu negócio também pode impactar e gerar mais resultados. Para isso, é preciso dispor de uma boa estratégia e uma equipe sagaz. Se precisar de ajuda, entre em contato.

 

Entre em contato

 

 

 

Compartilhar este artigo

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia