Como uma ação resultou num vídeo de 6 milhões de visualizações e 26 mil novos fãs

Case Ultragaz: brincadeira bem pensada gerou imensa divulgação da marca em cinco dias

Para fazer um negócio ganhar dimensão e impactar clientes usando as redes sociais, é preciso ter sagacidade e notar as oportunidades certas quando elas acontecem. Um caso bem-sucedido ocorreu recentemente com uma tradicional rede de gás no Brasil: a Ultragaz.

Em uma grande sacada, a empresa viu num vídeo feito por um funcionário da rede uma chance e tanto de impactar os clientes, divulgando esse filme em sua fanpage. O vídeo trazia vários profissionais de uma distribuidora reunidos fazendo uma coreografia com o “Funk do Gás”.

O hit é uma versão da música que costuma acompanhar os carros de entrega de gás. O jingle, originalmente, foi lançado pela Ultragaz em 1989 e acabou adotado como símbolo. Já o “Funk do Gás” surgiu no final de 2016, quando uma série de memes passaram a circular pela internet com montagens de desenhos animados e de vídeos de festivais tocando essa canção.

O resultado disso? O hit e a marca da Ultragaz ganharam uma forte repercussão nas redes sociais, de forma orgânica, em um timming perfeito. Os números são impressionantes. O vídeo original teve mais de 6 milhões de visualizações e a fanpage teve, desde o dia de compartilhamento do filme, um aumento de 12,4% no total de curtidas da página. Isso representa 26.945 novas curtidas em apenas cinco dias.

Esse case tem muito a ensinar. Confira passo-a-passo como tudo aconteceu:

Oportunidade e promoção orgânica de marca

Inicialmente, a brincadeira chegou à Ultragaz através de comentários na internet pela rede Twitter. O público pedia que a empresa adotasse a versão funk durante o percurso do caminhão pelas ruas. Os internautas alegavam que isso traria mais vendas para a rede. Dos pedidos que se repetiam diariamente veio a ideia da equipe da Ultragaz da cidade de Paulínia (SP) fazer um vídeo.

Na gravação, toda a equipe aparece coreografando a música. A publicação foi postada inicialmente na manhã da quinta-feira (26) na página pessoal de um funcionário e viralizou. A equipe de comunicação e marketing da marca aproveitou a repercussão orgânica que a postagem teve, compartilhou na fanpage oficial da marca ainda no mesmo dia. No texto, a equipe perguntava: e você, já sabe a coreografia? A equipe reforçava que o Funk do Gás tem tudo para ser o hit do carnaval. Também pedia para que os usuários enviassem seus vídeos nos comentários.

Desta forma, várias unidades da empresa entraram na brincadeira e compartilharam vídeos de seus funcionários dançando o funk. A equipe da sede, em São Paulo, inovou e trouxe para o vídeo o mascote da marca, o Ultrinho. No vídeo, ele faz a coreografia e “desce até o chão”. Duas hashtags utilizadas no vídeo inicial, também foram aproveitadas, o que fortaleceu ainda mais o alcance das postagens.

 

 

Elementos de força

Esse post da Ultragaz mostra como uma empresa pode aproveitar uma promoção orgânica para impulsionar seu nome. No caso em questão, vários elementos foram aproveitados para reverberar o vídeo:

  1. Aposta no conteúdo: Um simples vídeo de uma unidade de uma rede presente em todo país poderia passar sem deixar marcas, afinal, pelo vídeo original, percebe-se o tom de brincadeira e a espontaneidade com que o material foi feito. Mesmo assim, a equipe de marketing apostou na postagem e na forma como foi filmada;
  2. Interação com o consumidor: Ao postar o vídeo, a empresa já sai na frente por trazer um elemento de mídia que automaticamente é reproduzido. Além disso, na postagem, há um diálogo direto com o usuário: Você já conhece a coreografia da música que tem tudo para ser o hit do carnaval? Mande seus vídeos nos comentários, dizia a postagem;
  3. Uso de hashtags: Para marcar ainda mais a publicação, a empresa aproveitou o uso de duas hashtags do vídeo original (#Ultragaz e #Óogás) e
  4. Venda de valores e imagem da marca: Ao compartilhar um vídeo de uma de suas unidades e colocar como capa de Facebook a foto da equipe do escritório central dançando, a Ultragaz deixa o recado: nossos funcionários são importantes. Esse gesto fez com que muitas pessoas, nos próprios comentários, aplaudissem a ação da marca. Algumas quiseram saber como faziam para trabalhar na empresa. Outras, disseram que só comprariam gás da marca Ultragaz.

Mais impacto nas redes sociais e internet

Hoje, nas redes sociais, assim como na internet de uma forma geral, tem se tornado mais difícil impactar as pessoas devido a quantidade de pessoas anunciando e postando conteúdo. Mas, é possível. Leia o nosso e-book:

 

 

Precisa de ajuda no seu negócio?

Assim como a Ultragaz, seu negócio também pode impactar e gerar mais resultados junto aos clientes. Para isso, é preciso dispor de uma equipe sagaz. Se precisar de ajuda, entre em contato.

 

Compartilhar este artigo

Comentar

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia