Eleições 2016: o ano das redes sociais

As redes sociais terão importância e uso massivo

As eleições de 2016 vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios do país. Apesar da reforma eleitoral e novas regras da propaganda partidária, não se pode negar a importância e uso massivo que as redes sociais terão.

 

 

Inicialmente, elas foram utilizadas de forma mais tímida em 2010, quando aconteceram as eleições para presidente, governador e deputados. Nas edições de 2012 e 2014, as mídias sociais já se consolidaram como importante ferramenta na construção da ponte entre o candidato e eleitorado.

As principais redes são Twitter, Facebook e Instagram, além do Snapchat, cada uma com seu formato e peculiaridades próprias. Para alcançar as metas pensadas no planejamento da campanha, a equipe do candidato deve traçar ações e definir as redes sociais a serem usadas. Muito além do número de likes, a prioridade é a identificação com as causas propostas.

Após isso, a equipe deve sentar e pensar na produção de conteúdo a ser alimentado nestes canais. O passo a passo da campanha, atividades externas, propostas e o relacionamento com a imprensa. Alguns momentos de bastidores também são importantes para fortalecer a imagem do candidato como ser humano.

O feedback com o público deve ser sempre alinhado. As dúvidas e proposições devem ser respondidas de acordo com o programa definido pela equipe de comunicação. Esse tipo de ação colabora para gerar um sentimento de proximidade e identificação com o público. Ele ainda pode resultar em likes orgânicos e espontâneos.

 

 

 

Entre em contato

Compartilhar este artigo

Comentar

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia