Post orgânico ou pago? Como faço meu negócio aparecer nas redes sociais?

Administrar uma bussiness page exige planejamento para seu conteúdo engajar e aparecer para seus fãs, além de entender suaa dinâmica de funcionamento

Ao criar uma página e mantê-la no Facebook, muitos empresários questionam a falta de visibilidade da empresa. A manutenção da fanpage exige constante monitoramento e planejamento do que será postado. Se deixados de lado, esses aspectos podem influenciar diretamente na exposição que a marca terá.

Publicações Orgânicas

O Facebook permite escolher dois tipos de publicações: as orgânicas e as pagas. Um planejamento prévio das ações, focado nas temáticas e com objetivos definidos, assim como valor de anúncios já estabelecido, deve guiar a equipe.

 

 

 

O alcance orgânico de sua empresa é melhorado através de ações simples dentro de uma rede social. Por exemplo, preencher corretamente as informações de sua empresa na descrição da página. Dados como contatos, localização, quem somos e descrição sobre a marca/produtos devem estar escritos de forma clara, pois posicionam melhor os resultados em uma busca.

As publicações devem ser feitas em horários que seus fãs estejam online, e isto varia de acordo com o público e empresa. De forma geral, observa-se um fluxo de postagens às 15h, 13h e 9h no Facebook. Mas tudo pode ser adaptado e observado de acordo com o público da empresa.

Para saber o momento em que seus fãs ficam online, deve-se buscar na fanpage da empresa a aba “publicações” dentro da seção “informações”. Neste campo, é possível ver a movimentação dos fãs por horário dentro do período de uma semana.

Outra solução muito importante é fazer posts com boas imagens e vídeos, pois eles despertam mais o interesse do público. O conteúdo também deve ser publicado com frequência. A rede Facebook organiza seu feed de notícias a partir de um algoritmo próprio que considera: tempo de publicação, relevância e afinidade dos posts. Conteúdos que geram engajamento (curtidas, compartilhamentos e comentários) trarão bons resultados para sua página. Isso porque farão sua empresa aparecer na timeline e nas buscas.

Anúncios pagos

Para quem deseja atingir de forma mais ampla seu público alvo, independente de já ter curtido a fanpage ou não, os anúncios pagos são opção. Normalmente, o alcance orgânico de um post no Facebook atinge pouco mais de 1,5% de seus fãs. O crescimento da rede e a quantidade de conteúdo postado gerou um aumento na tendência de posts pagos nesta rede social. São em média 1500 histórias para cada perfil.

Tudo isso modificou os filtros do algoritmo da rede. Para que as empresas consigam espaço, é preciso pensar e planejar uma estratégia de divulgação. Na época da mudança, a direção do Facebook disse que os feeds não poderiam ter muitos anúncios. Este tipo de conteúdo poderia ser cansativo e irrelevante para os usuários.

A impulsão de um post é uma saída para as empresas que desejam chegar no seu público. Mesmo que ele já tenha curtido sua página, dificilmente terá acesso ao conteúdo publicado. A impulsão garante que o seu post vai aparecer, e pode ser fixado na parte superior do feed, em localização visível. Além disso, há uma chance maior de que o perfil da empresa apareça para seus amigos da rede.

A segmentação do anúncio é outra chave para o sucesso de um post. Ela especifica em detalhes a campanha, como investimento, horários e período que o anúncio ficará no ar. E tudo isso é feito dentro da plataforma da rede social.

 

 

Entre em contato

Compartilhar este artigo

Comentar

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia