Quer vender mais? Entenda como a Nestlé usa as mídias sociais para ampliar seus negócios

Empresa captou pedido das redes sociais e voltou a produzir chocolate Lollo exclusivamente no Brasil

Sabia que as mídias sociais podem ajudar sua empresa a conhecer melhor seus clientes? Que podem mostrar onde estão as oportunidades para criar novos produtos e ampliar o seu negócio? Se bem usadas, as redes sociais podem ser um parceiro estratégico para fazer o seu negócio prosperar mesmo em tempos de crise econômica.

Quer saber como? As redes sociais não são apenas um local de divulgação de produtos. Elas abriram um canal de diálogo direto com cliente e consumidores. Uma ferramenta e tanto para um empresário com visão de mercado. Pois, essa aproximação permite que as empresas conheçam e entendam melhor o seu cliente. Em outras palavras, possibilita planejar melhor a estratégia e atender aos anseios do público sobre a marca e produtos/serviços.

A comunicação rápida funciona como termômetro dos produtos e como a empresa pode melhorá-los, criar novos ou até voltar a fabricar produtos que já saíram de linha. Não acredita? A Nestlé, uma das maiores empresas alimentícias do mundo, já tem usado essa ferramenta de forma estratégica. É o caso que abordaremos a seguir, sobre o chocolate Lollo. Tirado de circulação, ele voltou a ser pedidos através de mensagens em redes sociais, o que levou a Nestlé a retomar sua fabricação.

 

 

 

 

Confira os detalhes dessa história que pode lhe ajudar a refletir sobre oportunidades para sua empresa:

 A história do Lollo

O chocolate era vendido no Brasil na década de 80 e deixou de ser produzido na década seguinte. Na época, ele foi substituído pelo Milkybar, que possuía receita e gosto similar. O chocolate Lollo era muito querido por crianças, e tinha como símbolo uma simpática vaquinha. Contudo, fatores econômicos foram decisivos para gerar o fim da produção do Lollo. Um dos motivos foi o baixo consumo de chocolate pelos brasileiros. Na época, era uma média de um quilo por ano. Somam-se a isso o fator de chocolate ser considerado um item supérfluo para muitas pessoas. A renda da classe média também influenciou na decisão na época.

Após 20 anos, em 2012, já presente nas redes sociais, o pedido pela volta do chocolate começou. Os consumidores, já adultos, queriam a volta do Lollo. O seu substituto, o Milkybar, não teve o resultado esperado. O Lollo era líder de vendas na categoria snicker, posição que o substituto não alcançou. Com os pedidos nostálgicos se intensificando, a equipe de marketing monitorou o assunto nas redes e analisou a retomada do produto. O Lollo acabou sendo relançado exclusivamente no Brasil.

Também contribuíram para a decisão a maturidade da economia brasileira e o amadurecimento do consumidor. Agora, a classe média consumia cerca de 2,5 kg de chocolates por ano e já incluía o item em sua feira semanal. A receita original do chocolate foi resgatada, assim como a identidade visual e o slogan “O chocolate fofinho da Nestlé”.

Novos consumidores – Mesmo com um público formado por aqueles que já conheciam o chocolate, na maioria adultos com uma média de 30 anos, que atuam como advogados da marca, a Nestlé teve como desafio conquistar novos consumidores. Por isso, a rede investiu na divulgação nas plataformas digitais e nas redes sociais, adotando uma linguagem própria.

Converse com seu público e venda mais

Essa história reforça a importância de as empresas aprenderem a usar de forma estratégica as suas mídias sociais. Mais do que divulgar, elas podem ser elemento importante para ampliar e consolidar negócios. Grande parte do público se comunica com a marca por ali, diretamente nas postagens. As redes precisam ser vistas como um canal de comunicação de fácil acesso e inteiração. Por isso, acompanhar comentários, respondê-los, responder as mensagens privadas, estreitar laços com os clientes e fazer análises profundas sobre o público e o cenário do seu negócio. Tudo isso fortalecerá a imagem de sua empresa no mundo virtual e real.

Veja algumas ações que podem ajudar sua marca e utilizar melhor suas redes:

  1. Unicidade: É importante que a empresa destaque seus diferenciais e traços que a tornam única;
  2. Engajamento: A empresa deve se preocupar com a qualidade da interação que faz com seus fãs, através de diálogos claros e diretos;
  3. Estratégia multicanal: A interação acontece através de diversos canais, de acordo com o público, como vimos no caso da volta do chocolate Lollo.
  4. Respostas rápidas: As redes sociais também abrem brecha para reclamações, e por isso é importante dar respostas rápidas e transparentes, evitando desgastes.

Quer saber mais sobre como usar as redes sociais a favor do seu negócio? Baixe nosso e-book:

 

 

Precisa de ajuda no seu negócio?

Assim como a Nestlé, seu negócio também pode encontrar novas necessidades do mercado e gerar mais resultados na sua empresa. Para isso, é preciso dispor de uma equipe sagaz. Se precisar de ajuda, entre em contato.

 

Compartilhar este artigo

Comentar

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia