Marketing Político Digital: entenda o que é

Segmento surgiu da necessidade dos políticos acompanharem o ritmo das redes sociais

Derivado do Marketing tradicional, o marketing político digital constitui uma série de atividades nos meios digitais que constroem uma ponte entre os eleitores e uma pessoa política em campanha. Este segmento surgiu da necessidade dos políticos acompanharem o ritmo das redes sociais. Passou a preciso se aproximar dos eleitores e entenderem seus anseios e problemas.

 

Deste modo, bem antes da campanha eleitoral, o candidato deve montar a sua equipe, pensar e planejar ações.  Isso envolve  objetivos e ações específicas para captar a atenção do leitor, através da produção de conteúdo do candidato. A equipe também precisa estar ciente das leis vigentes e práticas permitidas durante o período eleitoral.

Ao se pensar cronologicamente as origens do marketing político, é preciso lembrar das civilizações antigas: Egito, Grécia e Roma. Nestes locais, os detentores do poder recorriam a formas diversas para mostrá-lo ao público. Por exemplo: fazendo grandes obras públicas, utilizando a retórica para discutir e organizando desfiles militares após a vitória em batalhas.

Mais recentemente, temos o rádio e a televisão como meios que impulsionaram o marketing político: Hitler, Mussolini, Getúlio Vargas. Nos Estados Unidos, Eisenhower, foi mais além, e contratou uma agência para gerir sua campanha e mostrar o candidato de uma nova forma.

Percebe-se a evolução que o marketing político passou ao longo do tempo, sempre mantendo alguns pontos essenciais, como uma boa retórica aliada à tecnologia. Isso agora inclui o uso de redes sociais e aplicativos.

Conclui-se sobre a importância da utilização desta ferramenta como parte fundamental de uma campanha, que, se bem pensada e planejada, trará bons resultados.

Venda mais usando a internet - Ebook - Véstigo Estratégias

 

 

Entre em contato

Compartilhar este artigo

Comentar

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia