Tire as mídias sociais da planilha de custo e transforme em investimento com retorno

As ações nas redes sociais precisam estar focadas em atingir o objetivo da empresa

Ao abrir um negócio, o empreendedor sabe que terá custos certos, como: água, luz, aluguel, etc. Com as inovações tecnológicas, a internet e as redes sociais, novos custos se agregam. Certo? Nem tanto.

Assim como o aluguel de um espaço físico para o negócio, o site se tornou extremamente necessário. Virou o cartão de vista atual das empresas e, em alguns casos, a própria loja. A mesma lógica vale para as redes sociais. Elas devem ser usadas pelas empresas para se aproximar do público e para identificar novas oportunidades de negócios, seja o ramo do negócio B2B (business-to-business) ou B2C (business-to-consumer).

 

 

 

 

Se suas mídias sociais hoje ocupam o lugar na tabela de custos fixos da empresa, algo está errado! Elas integram seu plano de marketing? Possuem metas claras definidas? Têm estratégia e táticas traçadas para alcançar esses fins? Se sua resposta foi não, mexa-se! Comece a planejar a transformação das suas redes em elemento de investimento com retorno. Veja como:

 

 Estratégias

Se sua empresa já possui uma rede social, é hora de planejar como conseguir melhor resultado com elas. Um planejamento que estruture como as postagens vão acontecer, irá ajudar. Este tipo de ação deve ser feita mensalmente, mas baseada sempre no objetivo principal.

Por exemplo, uma loja e-commerce precisa de tráfego ao site. Então, faz-se um planejamento de campanhas mensais para levar pessoas ao site. Com base nisso, os resultados alcançados são medidos e as atividades podem ser reajustadas.

Imagens que comunicam

Vale lembrar que, em mídias sociais, as imagens falam! É necessário investir em imagens chamativas, vídeos e ações de engajamento com o público. Desafios, enquetes, propostas e chamadas para interação nos comentários também são bem-vindos. Trabalhar a sua marca para gerar impacto também é importante!

Lembre-se de dosar a publicidade. Informaçõesdicas e dados que interessem seu público são bem vindos. Uma característica interessante das redes sociais é a capacidade de viralizar assuntos, temáticas e mídias específicas.

Mais possibilidades de comunicar

Uma marca que utiliza as redes sociais para se comunicar com seu público ganha potenciais aliados. Esses fãs tornam-se divulgadores espontâneos da marca. Elas funcionam como um novo meio de comunicação.

A internet tem o poder de aproximar as pessoas. As redes sociais auxiliam neste processo, e conseguem trazer um feedback sobre as ações ou campanhas de sua empresa. Funcionam como termômetro, indicando o que funciona ou não. Afinal, você estará lidando com as emoções das pessoas. O diferencial das redes sociais é a interação, em tempo real, entre a empresa e o seu público, além de conter informações sobre o comportamento do consumidor.

Quanto custa?

A maior parte das redes sociais são gratuitas, porém outros serviços, como os anúncios e impulsões, são pagos. Toda rede possui uma capacidade de alcance orgânico, mas não deixe que a empresa se confie nisso. O espaço de uma história no feed é muito concorrido, e o melhor a se fazer é pensar em uma campanha de posts pagos (impulsão) e anúncios direcionados. Desta forma, sua marca alcança mais facilmente seu público.

Uma página no Facebook requer uma equipe bem treinada para alimentá-la com conteúdos e interagir com o público. É possível e aconselhável acompanhar outras marcas, entender pontos fortes e fracos e reforçar sua estratégia diante da concorrência. Comparada às mídias tradicionais, o custo de investir em uma mídia online é mais barato e costuma compensar. A vantagem ainda se mantém mesmo quando aplicada à utilização de anúncios nas redes sociais, que são pagos, mas ainda compensam o custo diante de: televisão, mídia outbus, outdoor…

Mais impacto nas redes sociais e internet

Nas redes sociais, assim como na internet está mais difícil impactar as pessoas devido a quantidade de anunciando e posts. Mas, é possível. Leia o nosso e-book:

 

 

 

 

Entre em contato

Compartilhar este artigo

Comentar

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia