Por que algumas empresas não conseguem vender pela internet?

Algumas práticas tornam este processo mais complicado e aqui mostramos formas de reverter este quadro

Tanto comprar quanto vender na internet preocupa consumidores e empresários. Os motivos podem estar associados à problemas no site, falta de segurança, processo de venda em muitas etapas e mau atendimento ou ausência deste serviço, por exemplo.

Contudo, em 2016, este setor cresceu 11% em relação à 2015. O faturamento total foi de R$ 53,4 bilhões, mesmo com a recessão econômica. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). As pessoas pesquisam e comparam preços antes de fazer uma compra online e até mesmo em lojas físicas. E para justificar esse crescimento, problemas como o citado no começo do texto não podem existir!

 

 

 

Alternativa à crise

Investir em negócios online foi uma alternativa encontrada por empresários para reduzir custos durante este período de crise. A experiência online consegue otimizar etapas do negócio, planejar ações e reduzir custos físicos. Por outro lado, exige planejamento para executar a operação: se você possui um negócio com vendas, é preciso estar atento à logística, por exemplo.

 

 

vender pela internet

Um visual limpo, atrativo e com boas imagens do seu produto devem aparecer em seu site.

Atenção aos detalhes

Para vender na internet e não ter problemas, o empreendedor deve pensar na experiência do usuário. Com a tendência de crescimento, as empresas querem deixar uma imagem positiva da experiência.

Que tal começar a pensar na experiência da venda? Se colocar no lugar do usuário e pensar nos pontos que podem ser melhorados, o que ele deseja ao buscar algo na internet. Estudar seu público alvo, entender seus anseios e planejar ações que facilitem o processo de compra.

Problemas principais

Já citamos alguns problemas que colaboram para que internautas deixem de comprar online. Mas, existem outros! Se uma empresa aparecer, ela precisa anunciar. Se sua instituição não faz anúncios, dificilmente será vista ou lembrada. Essa questão associa-se diretamente com a otimização para buscadores, o SEO. Este tipo de ação auxilia sua empresa a aparecer melhor ranqueada em buscadores e diante da concorrência.

Outros problemas relacionam-se com o site da empresa. O cliente que chega à uma página deseja fazer uma compra simplificada. Muitos cliques, cadastros longos e demorados, e difícil navegação, tudo isso afasta o comprador. De acordo com resultados de pesquisa feita pelo Aberdeen Group, a cada segundo que uma página demora para carregar cai em 7 o número de conversão de vendas.

Soluções

Vamos pensar em soluções? Para vender online, você precisa investir na divulgação da empresa. Ele pode ser feito através de anúncios, redes sociais e SEO direcionados ao público.

Em relação ao site, a sugestão é: se coloque no lugar do usuário que vai comprar. Seu site deve carregar rápido e trazer visual limpo. Um menu simplificado deve conduzir o internauta ao produto que ele quer. Na hora das compras, invista em poucos cliques. Simplifique a vida do cliente e seja transparente!

Por trás de uma venda, existe a construção da confiança: compra descomplicada, cumprimento de prazos, contato pós-venda. Esse retorno pós-venda é muito importante, e pode ser feito por email, telefone ou através de uma avaliação rápida.

Faça da internet uma aliada de seu negócio

A internet pode ajudar seu negócio a ser visto no meio online! A Véstigo te ajuda nessa missão com o e-book 5 Passos para Fazer da Internet uma Aliada. Ainda tem dúvidas sobre o tema? Entre em contato com a gente!

 

 

Venda mais usando a internet - Ebook - Véstigo Estratégias

 

 

Entre em contato

 

 

Compartilhar este artigo

Comentar

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia