Tenho redes sociais e anuncio, mas meu negócio não decola

Seu negócio tem tudo para dar certo, mas não atrai público. Será que você conhece seu público?

Uma pergunta que se escuta de empresários volta e meia é: por que meu negócio não decola nas redes sociais? A empresa fez uma estratégia online com divulgação, tem um bom resultado durante alguns dias e depois tudo volta ao zero. Tem algo errado aí?

O que muitos donos de negócios esquecem é que não basta anunciar, preciso entender quem é seu público. O bom e velho marketing tradicional, com ações diretas de venda junto ao cliente, não devem ser deixadas de lado. As estratégias precisam integrar os meios digital e tradicional para captar o cliente.

Presença Digital é importante

As ferramentas digitais auxiliam muito na divulgação de seu produto/serviço. Além de site institucional, as redes sociais devem fazer parte de uma divulgação. Além disso, adotar uma boa estratégia de SEO em buscadores, como o Google, permitem que  mais rapidamente. Também podem ser feitos anúncios, cujo manuseio é fácil.  Nas redes sociais ou no Google, já existe uma área dedicada para anúncios.

 

 

Um exemplo: o bistrô que vive com o salão vazio

Pensemos em um restaurante do estilo bistrô, localizado em um bairro nobre e corporativo. Pelo seu estilo, oferece pratos de boa gastronomia e variedade de bebidas. Está localizado em uma rua movimentada, com pedestres passando apressadamente. A proposta é oferecer diariamente um cardápio de qualidade com preço justo, com menu com entrada, prato principal e sobremesa. Mesmo assim, a casa não enche.

Outro restaurante próximo, de estilo buffet, vive cheio, e seu quilo equivale ao triplo do valor do menu do bistrô. Nas redes sociais do restaurante de gastronomia francesa, fotos atrativas lembram do menu de almoço e reforçam o preço. Mesmo assim, a casa não enche. Por quê?

Precisamos pensar que comida sempre atrai as pessoas,  é uma necessidade orgânica do ser humano se alimentar. Mas, é preciso saber o perfil da sua empresa, seu estilo de comida e o público que irá frequentar o local. No caso do bistrô, mesmo com boa localização e presença digital atualizada, alguns fatores pesaram negativamente para justificar o baixo movimento:

  1. O horário de almoço das empresas, geralmente uma hora;
  2. O tempo de preparo da comida, já que é um restaurante à la carte e
  3. Ausência de estacionamento: muitas pessoas deixam de ir a um local por não terem onde deixar o carro.

Com estes motivos, percebemos que o bistrô não soube aproveitar o potencial da sua área, localização e público. Ele não entendeu ainda quem é o seu público e nem onde ele está.

Tem solução?

Tem sim. Através de ações associadas de marketing online e offline, poderia-se melhorar este resultado e trazer mais clientes para a casa. Para isso, o primeiro é conhecer seu público. Tentar entender como ele pensa, o que gosta, o que não gosta, como tem sido a experiência dele no restaurante.

Como? Pergunte diretamente a ele, faça uma pesquisa simplesTrace novas estratégias de atração de pessoas de volta para o seu restaurante, reveja suas redes sociais e segmente melhor os anúncios.

O que você tem feito para manter o cliente por perto?

Se você tem dificuldades em implantar ações, o melhor é recorrer a um especialista ou empresas que possam te ajudar a se aproximar do seu público. Trabalhe seu planejamento de divulgação de acordo com seu tipo de cliente. Faça o mesmo no ambiente digital. A divulgação online é importante, e também pode ajudar você a conhecer seu público e interagir diretamente com ele, entendendo seus anseios. Isso fará a diferença.

 

 

Entre em contato

 

Compartilhar este artigo

Comentar

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia