Vai abrir um negócio online? Confira as ferramentas essenciais para te ajudar neste processo

A internet disponibiliza algumas ferramentas de fácil manuseio que empreendedores podem investir na hora de começar sua empresa

Iniciar um empreendimento próprio é o sonho de muitos profissionais que desejam ter autonomia para gerir e tomar decisões dentro da sua área. A internet surge como grande aliada e facilitadora deste processo, com uma gama de ferramentas disponíveis que ajudam o empreendedor a dar seus primeiros passos para estabelecer negócios online.

 

 

Porém, algo a ser considerado é saber: como andam seus conhecimentos em gestão? Lembre-se que expressões como fluxo de caixa e análise de oportunidades farão parte do seu dia e devem ser conhecidas, mesmo que de forma básica. Fatores como paciência e dedicação são parte do processo, além de muita pesquisa de mercado e público. 

Preparamos este guia para o empreendedor conhecer algumas ferramentas essenciais que irão ajudá-lo a iniciar seu negócio na web. Essas ferramentas estão disponíveis online, muitas vezes gratuitamente. Se mesmo assim você não se sentir seguro, uma consultoria ou contrato de uma agência podem ser feitas.

Plano Básico

Existem ferramentas que ajudam seu negócio online a começar.

Qual a sua ideia?

Ok, você deseja abrir sua própria empresa, mas qual a ideia por trás deste negócio? Que tal colocar essas informações em um Funil de Ideias? Esta ferramenta permite avaliar o potencial do conceito pensado a partir de suas vivências. O instrumento traz visão de mercado sobre o negócio.

Soma-se a este dispositivo a Análise 360º, que avalia se a oportunidade é boa e viável. O estudo identifica público, potencial de faturamento e mercado.  Também é um meio de avaliar o desempenho dos funcionários e melhorar a produção de equipes.

Por onde começar?

Você definiu sua ideia e percebeu a viabilidade do negócio. Mas como começar? Uma ferramenta muito utilizada por empresas de tecnologia da informação e startups é o Modelo Canvas. Ela é um instrumento planejamento estratégico que esboça e desenvolve modelos de novos negócios, online ou tradicionais.

No modelo estão dispostos blocos que conceitualizam seu negócio, a operação e o valor gerado para o mercado. Eles permitem visualizar o processo como um todo. Existem empresas que oferecem este tipo de solução completa através de planos, e podem te ajudar a visualizar os “blocos” do seu negócio.

Visualizada a parte de gestão, é hora de focar em um Plano de Marketing e vendas. Este tipo de documento permite planejar estrategicamente  as abordagens na hora de divulgar sua empresa e vender seus produtos/serviços online. Uma dica é utilizar a ferramenta Aidala, que funciona em processo de etapas de conquista de clientes e tomada de decisões dentro do marketing.

Planilhas!

Este recurso é muito utilizado por organizar finanças em empresas. Se você não sabe como fazer planilhas, existem modelos disponíveis que você pode usar. Donos que pequenos negócios podem fazer planilhas de projeção de vendas e resultados simplificados, por exemplo.

Use o Google a seu favor

Você já testou as ferramentas oferecidas online pelo buscador? Muitas são gratuitas e facilitam processos dentro da empresa. Que tal ir além das pesquisas? Invista em anúncios online, métricas de redes sociais e outros acessórios disponíveis.

Blog e Redes Sociais

Um blog funciona como um imã, trazendo pessoas e outros sites para sua página. Quanto mais conteúdo você produz, maior a tendência de sua empresa ser melhor ranqueada em buscadores,. Você acaba fazendo SEO para sua página!

E se você possuir redes sociais, esse conteúdo pode ser direcionado especificamente para estas plataformas, que aproximam seu negócio dos clientes. Isso gera ainda mais buzz para sua marca.

E se a grande questão é a criação conteúdo, você pode terceirizar este serviço com agências especializadas no tema. Eles podem ajudar a melhorar o layout do blog e do seu site.

Vamos amarrar as ideias?

Nossa ideia foi mostrar aqui algumas ferramentas da internet que podem te ajudar na hora de começar negócios online. Muitas são gratuitas e de fácil manuseamento, outras podem requerer a terceirização do serviço.

Começar um negócio online parece fácil, mas a concorrência é bem maior, pois não existem barreiras físicas e geográficas. Uma boa pesquisa e planejamento cuidadosos sobre o mercado, opções disponíveis e público deve ser feita.

Melhore sua presença na internet

Elaborar e planejar estratégias de marketing digital para um negócio crescer usando a internet não é uma tarefa tão fácil. Para você entender mais sobre esse universo, leia o nosso e-book:

Venda mais usando a internet - Ebook - Véstigo Estratégias

 

Precisa de ajuda no seu negócio?

Seu negócio também pode impactar e gerar mais resultados. Para isso, é preciso dispor de uma boa estratégia e uma equipe sagaz. Se precisar de ajuda, entre em contato.

Compartilhar este artigo

Comentar

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia