Marketing inbound: o que funciona e o que não funciona?

Esta estratégia consegue trazer bons resultados, se bem planejada e executada. Um dos maiores desafios é colocar tudo realmente em prática

O marketing inbound é uma estratégia do marketing digital muito utilizada no exterior e no sudeste do Brasil. Ela propõe que o cliente seja atraído para sua empresa. Através de ferramentas específicas dentro da jornada de compra, esse consumidor é guiado até seu produto. Parece fácil, mas isso requer muito planejamento, domínio de plataformas de gerenciamento e técnicas especializadas para que funcione.

As plataformas de gerenciamento são oferecidas por diferentes empresas. Contudo, como falamos, é preciso dispor de profissionais especializados. Dedicados exclusivamente à execução da estratégia, além de amplo domínio das plataformas.

Por isso, é primordial que você atente às questões que colocamos a seguir antes que comece a usar inbound em sua empresa e esse investimento, na verdade, se torne apenas mais uma despesa ou capital mal-empregado.

 

O jeito certo de funcionar

Contratar uma plataforma de gerenciamento automático pode ser uma boa solução e facilita muitas coisas, mas pode se tornar completamente ineficiente e dispendiosa. Na verdade, essa ineficiência é bem comum. Afinal, o marketing inbound é cheio de ferramentas que sempre são atualizadas. Assim, é preciso que haja domínio dessas atualizações e tempo dedicado para o acompanhamento das ações aplicadas.

Vamos listar a seguir alguns pontos que você deve atentar para melhorar sua visibilidade e atrair possíveis clientes.

Falar com a pessoa certa – Um bom trabalho de inbound começa pela definição certa da persona, ou seja, o perfil do seu cliente, qual o público para qual você vende o seu produto, quais as características dessas pessoas, como elas se comporta, quais canais de comunicação elas mais utilizam. É muito importante um planejamento sobre as personas do seu produto/serviço e entender aquilo que anseiam.

O que falar – Quando se sabe o perfil da persona, é preciso produzir um conteúdo direcionado para ela, falando a mesma linguagem da persona e de modo claro. Um conteúdo que ela tenha interesse, que esclareça algo ou resolva um problema dela. Esse conteúdo deve explorar formatos diferentes (texto, imagem, som, vídeo, etc), interessantes e serem educativos.

O momento certo – Existe também a sutileza de oferecer conteúdo no momento certo que o consumidor precisa. Inbound marketing, é uma estratégia de relacionamento com as pessoas/cliente. Busca-se criar uma confiança, estabelecer um diálogo, mostrar possibilidade e, na hora certa, oferecer o produto.

Usa-se muito a analogia com um relacionamento amoroso. Ou seja, ninguém pede uma pessoa em casamento no primeiro encontro. Primeiro, estabelece uma ponte de conversa, depois um namoro, seguindo o curso se faz a proposta do casamento.

De forma semelhante, o marketing inbound atua, através da oferta de conteúdo no momento certo. Todo esse caminho de relacionamento, chamamos de jornada de compra. E ela possui fases específicas (conhecimento, consideração, solução e compra) com materiais próprios para serem utilizados em cada momento, desde falar sobre o tema até a apresentar uma proposta de compra do produto.

Por onde falar – O planejamento deve considerar ainda o melhor canal para divulgar os conteúdos. Se seu cliente está mais presente no facebook, o conteúdo deve estar acessível por esta plataforma. Se ele está mais presente no Google, é fundamental ter anúncios no Google e está organicamente bem posicionado na busca.

Assim, é importante que o SEO (Search Engine Optimization) seja otimizado, juntamente com a publicidade prevista. A soma destas estratégias fortalece a visualização de sua marca no meio online e colabora para que mais visitantes cheguem a seu site (sede virtual da sua empresa).

Onde a receita desanda?

Vimos acima quatro (04) passos primordiais para o marketing inbound:

  1. Definição da persona;
  2. Planejamento e produção de conteúdo;
  3. Entrega de conteúdo de acordo com a fase na jornada de compra;
  4. Melhores formas de entrega do conteúdo.

Não é nada fácil cumprir todo esse planejamento e etapas sem uma equipe de profissionais especializados e dedicados a isso. Se uma empresa simplesmente resolve colocar um ou dois funcionários já existentes no quadro para fazer isso pode ser um grande erro.

Por quê? Porque esses funcionários terão que aprender tudo; definir personas; planejar jornadas de compra; produzir conteúdo próprio para as personas; publicitá-los; definir recursos a serem investidos; acompanhar o desempenho das campanhas; otimizar ou corrigir o que não for bem; e aferir os resultados. Ufa!

Então, você acha mesmo que uma ou duas pessoas dentro de uma empresa já consumida por diversas tarefas vai dar conta disso? É muito difícil. E sabe o que acontece? As etapas não são devidamente cumpridas, os conteúdos são ineficazes, as entregas são feitas de forma aleatória e os resultados não aparecem. E isso é mais comum que você pode imaginar.

Qual a melhor alternativa?

Uma boa saída para se alcançar resultados com ações de inbound marketing é contratar uma agência. Pois, a empresa vai dispor de uma equipe qualificada para cuidar de toda estratégia: desde a concepção até a execução. Como se trata de um processo amplo, as etapas e a construção dos materiais necessários são facilmente absolvido por profissionais especializados em cada área e estarão sob a coordenação de um gerente responsável.

Com pessoas dedicadas, é possível estabelecer responsabilidades claras e definir metas para cada área e saber qual parte do processo deve ser otimizada para gerar melhores resultados. Assim, com uma agência não há perigo de você contratar um serviço de plataforma sem que saiba gerenciá-lo.

Inbound Marketing

E  você conhece bem os fundamentos básicos desta estratégia? Em nosso e-book, você vai aprender como essa metodologia funciona, que ferramentas usar e muito mais para a promoção do seu negócio.

Entre em contato

Compartilhar este artigo

Comentar

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia