Temas polêmicos: como se posicionar?

Empresas precisam se posicionar de acordo com sua cultura e valores

Estar presente na internet significa também estar contextualizado com o que é dito naquele ambiente. E como a internet não perdoa deslizes, sua empresa precisa estar atenta a certos temas que costumam provocar polêmica. Como se posicionar? E quando fazer isso?

Neste texto, vamos usar como exemplos de cases o posicionamento da Construtora e Imobiliária Cantareira e da empresa de móveis Alezzia. Este primeiro caso envolveu a demissão de um estagiário por posicionamento machista nas redes sociais.

 

Construtora Cantareira e postagens machistas do estagiário

A Construtora e Imobiliária Cantareira, de Maringá (PR), precisou lidar com uma situação provocada por um estagiário. O rapaz, estudante de Engenharia Civil, postava fotos das obras com discurso machista em seus comentários. Como as postagens viralizaram e chegaram à direção da empresa, a construtora precisou se posicionar.

Através de nota na rede social, a Cantareira explicou que, apesar das postagens terem acontecido dentro das obras da empresa, a construtora não compartilhava das ideias sexistas descritas pelo estagiário. Além disso, o estudante foi desligado e também pediu desculpas, alegando uma brincadeira. A internet não perdoou e a história não terminou por aí.

 

temas polêmicos

Alezzia e as polêmicas contínuas

A Alezzia é uma empresa de móveis em aço inox do Rio de Janeiro que vive envolvida em polêmicas. Ela já se posicionou sobre o estatuto do desarmamento e também fez campanhas com imagens de modelos femininas que aparecem de biquíni junto aos móveis da empresa. A empresa voltou a polemizar ao contratar o estagiário demitido pela Cantareira após as postagens machistas.

Em suas publicações, a empresa afirma que defende a liberdade de expressão e o politicamente correto. As reações vieram em massa, mais uma vez, por parte de pessoas da rede social Facebook, onde a empresa possui fanpage. Como forma de tentar a exclusão da página, mais de 141 mil pessoas já avaliaram a empresa de forma negativa, marcando apenas uma estrela na página, além de registrarem duras críticas sobre as colocações da empresa.

O que fazer?

No ambiente digital, posicionar-se diante de um público tão amplo e frente a tantas empresas com produtos e serviços similares diferencia sua empresa das demais. Além disso, o posicionamento costuma provocar reações nos fãs e causar identificação e reconhecimento dos valores, engajando-os.

Mas, para se ter êxito na tarefa de posicionar bem sua empresa, é preciso estar bem atento aos debates atuais, transmitir sensibilidade junto ao seu público e conteúdos humanizados. Outro item fundamental é ter bastante consolidado os valores que regem sua companhia. Assim como, dispor de uma equipe de profissionais em comunicação e marketing pode aumentar as suas chances de acertos e diminuir o grau de riscos.

Para pequenas empresas, um alerta: a probabilidade da não conseguir lidar com um número grande de críticas é alta. Do mesmo modo, algumas empresas que ainda não definiram seus valores assumem um risco ao se posicionar. Esse tipo de atitude não pode ser encarado como estratégia de marketing. Ações estratégicas são bem planejadas, articuladas e seus risco medidos. Afinal, posicionar-se é falar pela empresa englobando todos os seus valores e cultura.

 

 

Entre em contato

Compartilhar este artigo

Comentar

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia