10 cuidados que você deve ter ao iniciar um negócio na internet

Marcar presença online é desejo de muitos empreendedores, mas exige cuidado e atenção aos detalhes para marcar presença

A internet é campo de muitas possibilidades para quem abre um negócio. Pela facilidade e rapidez deste meio, muitas pessoas decidem abrir seu negócio online. Mas, ao entrar neste ambiente, é preciso estar preparado para a alta concorrência e profissionalismo de outras empresas. Sim, a internet não dá espaço para amadores.

Por isso, antes de começar seu negócio, pesquise, teste, estude e reformule. Conheça seu público, que pode estar aqui perto ou do outro lado do mundo. Para te ajudar neste processo, listamos a seguir 10 cuidados que empreendedores devem ter ao iniciar seu negócio.

Ao trabalhar com artigos para vendas, preocupe-se com a qualidade da imagem de seus produtos no website.

  1. Ser profissional:

Entrar na internet é concorrer diretamente com muitas empresas grandes e com anos de mercado, por isso você deve se mostrar profissional online. Essa primeira imagem pode ser passada através de um bom website, com layout funcional, design atrativo e que entregue informações assertivas certamente chamará a atenção.

Esqueça as plataformas de construção de site, invista em uma página construída diretamente para seu negócio. Existem agências com propostas direcionadas a este serviço e comece a causar impacto.

 

 

2. Encontrar seu público:

Encontrar um nicho para seu negócio é fundamental na hora de montar um negócio online. Eles são fruto de muita pesquisa e estudo de público antes do início da empresa. Por isso, estude bem o público que você vai atingir, seus hábitos e desejos, para entrar com um negócio focado ou com brecha de concorrência.

3. Aparecer:

Somente lançar sua marca online não garante que ela será vista. Portanto, para que sua presença seja notada, o empreendedor deve investir em divulgação da empresa através de diversos caminhos: anúncios online, redes sociais, divulgação na imprensa e outros formatos.

4. Relacionar-se:

Fale com as pessoas! Seu público, seus parceiros, faça um networking com pessoas da área e não deixe seus clientes sem resposta. Você pode apostar em redes sociais para fazer isso, adequando sua linguagem à do canal, serviços de atendimento ao consumidor e investir na comunicação direta, através de email, por exemplo.

5. Cuidar da imagem:

Estar na internet é se expor para todos, portanto as empresas precisam ter muito cuidado com o que falam e como se posicionam. Como a interação com os usuários é muito rápida, principalmente das redes sociais, um simples comentário pode dar início a uma situação embaraçosa. Para que esse comentário ganhe as redes, bastam alguns compartilhamentos.

Esse item se relaciona diretamente com o tópico anterior, pois mesmo um cliente que não tenha sido respondido em um algum canal online pode iniciar uma confusão e acabar comprometendo a imagem da empresa. E para apagar o fogo na internet, é preciso rapidez e transparência com seu público.

6. Ser transparente:

Seja verdadeiro com o cliente. Esse é um cuidado esquecido por muitas empresas, que prometem coisas que não podem cumprir e não entregam o resultado prometido. Entenda que, em um negócio online, toda a operação será feita sem contato, o tal olho no olho, somente através de interações via email ou SAC, de repente, por telefone.

Isso significa que a confiança precisa ser construída naquele ambiente para que a venda seja efetuada. Por isso, nada mais justo do que ser fiel e comprometido com seus clientes.

7. Prezar pela qualidade:

Falou-se no começo do texto sobre ser profissional. Naquele item, focamos no aspecto visual, muito importante ao levar sua marca para o meio online, mas ela precisa entregar qualidade em tudo que faça.

O empreendedor deve pensar que existem muitas possibilidades de compra e concorrentes na internet, então seu produto/serviço não pode ser mais um na web. Invista naquilo que sua marca vende, melhore o atendimento ao cliente, treine seus funcionários, e certamente resultados melhores virão.

8. Buscar um diferencial:

Qual o valor diferencial que sua empresa entrega? O que a torna especial e por isso as pessoas recorrem a ela ao invés de outras? São perguntas que o empreendedor deve pensar e ter respondidas em sua mente antes de abrir um negócio. Esta dica relaciona-se com a pesquisa que já falamos sobre mercado e público.

Se sua empresa entra na internet, deve possuir um diferencial ou que a mais que a coloque à frente das demais. Não estamos falando de malabarismos e coisas extraordinárias: um atendimento personalizado, cuidadoso com o cliente já pesa como diferencial de uma empresa.

9. Planejar:

Quem deseja abrir um negócio na internet certamente não o fará por hobbie. Portanto, planeje-se e visualize possíveis cenários, saídas e alternativas. O planejamento financeiro também não deve ser deixado de lado. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2015, de 45.000 empresas onlines abertas no país, 70% são consideradas falidas, pois não conseguem vender 10 unidades de um produto ou serviço.

Esse dado mostra como se planejar é importante, pois se sua empresa não consegue vender um número mínimo, ela é considerada falida, e certamente pagará um alto preço por isso em pouco tempo. Portanto, planeje, poupe e busque soluções antecipadas.

10. Definir metas:

Você deseja abrir um negócio e certamente quer alcançar algo com ele. Qual a sua meta ou objetivo? Pensar nesta pergunta ajudará você e sua equipe a se buscarem ou projetarem os resultados a serem atingidos com mais motivação. É preciso saber a que sua empresa se propõe e o que a move.

Não comece algo que você não sabe exatamente o que quer e como vai fazer isso. Uma empresa sem rumo ou metas definidas dificilmente conseguirá se manter em um ambiente competitivo.

Revisando

Agora que você já conhece 10 cuidados que você deve ter antes de abrir sua empresa online, percebeu como todos, de alguma forma, se relacionam? É como se um tópico fosse puxando o outro.  Portanto, se você tem uma ideia e deseja colocá-la em prática através de um negócio, que tal começar a testá-la?

E para quem vai abrir seu primeiro negócio online, a Véstigo tem soluções exclusivas para você através dos planos Express. Eles unem eficiência e rapidez na entrega de ferramentas para a gestão do seu negócio.

Aproveite e confira também nosso ebook sobre como fazer da internet uma aliada na hora de vender!

 

Venda mais usando a internet - Ebook - Véstigo Estratégias

 

 

Entre em contato

Compartilhar este artigo

Comentar

Publicidade, Marketing Imobiliário, Marketing Sustentavel, agência de publicidade recife, mídia digital, produção audiovisual, marketing mix, mídias sociais, agencia